O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez a primeira aparição pública desde as cirurgias que realizou em setembro. Lula participou, por meio de videoconferência do Palácio da Alvorada, do evento comemorativo aos 20 anos do programa Bolsa Família. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (20/10) no Ministério de Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome.
“Quem tem fome não fala que está fome, a gente não vê. A gente só percebe o silêncio de quem sente fome. Por muito tempo eu achei que as pessoas que sentem fome iam fazer uma revolução nesse país”, comentou o presidente.
Lula lembrou que já foram recuperadas 42 políticas públicas, que haviam sido extintas no governo anterior de Jair Bolsonaro (PL). Sobre os 33 milhões de brasileiros passando fome atualmente, número maior do que quando o programa iniciou, em 2004, o presidente fez promessa. “Vamos acabar com a fome nesse país até dia 31 de dezembro de 2026”.
Ele reiterou, ainda, a importância da política pública de distribuição de renda. “Pouco dinheiro na mão de muitos significa possibilidade das crianças tomarem vacina, continuar na escola, viverem até o máximo”, afirma. Ele também parabenizou a gestão do ministro Wellington Dias e declarou: “O programa não foi criado por mim, foi feito por nós”.
Por fim, o presidente fez pedido de paz a guerra entre Israel e o Hamas. “Não é possível tanta insanidade, que as pessoas façam guerras tendo em conta que quem está morrendo são mulheres, idosos, crianças que não estão tendo oportunidade de viver”.
Saiba Mais
-
Política Barroso classifica como "covarde" assassinato de juiz no Recife
-
Política Soraya defende deputado do PT que derrubou celular em sua cabeça
-
Política Presidente demitido da EBC volta a criticar Israel: "Terroristas"
-
Política Abin teria espionado juízes do Supremo Tribunal Federal, diz PF
-
Política PF encontra US$ 170 mil em espécie na casa de diretor afastado da Abin
-
Política Servidores da Abin teriam monitorado jornalistas, políticos e adversários