O líder da oposição na Câmara, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), voltou atrás e anunciou, nesta quinta-feira (19/10), que manterá o assessor parlamentar Rodrigo Duarte em seu gabinete. O celular de Duarte acertou a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) quando Rogério Correia (PT-MG) bateu em sua mão nesta quarta-feira (18/10).
- Relatório da CPMI do 8/1: passeata de parlamentares termina em confusão
- Procurador no TCU pede relatório à CPMI
“Não houve agressão nenhuma. Rodrigo Duarte estava ali fazendo uma filmagem daquela algazarra promovida pelos parlamentares, quando o deputado Rogério Correia do PT, bateu em sua mão e o celular bateu na cabeça da senadora traíra”, explicou Carlos Jordy em vídeo publicado no X (antigo Twitter). “Se não fossem as filmagens, hoje ele poderia até estar preso. Analisando tudo de forma fria e vendo todas as imagens, as pessoas estão me questionando qual será o futuro de Rodrigo Duarte. Ele permanecera no meu gabinete”.
Os parlamentares saíram em passeata até a Praça dos Três Poderes, após a aprovação do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro. Ainda no Senado, o assessor acompanhou o grupo, gritando que o parecer seria uma “vergonha”.
Logo após o episódio, Carlos Jordy divulgou os vídeos e defendeu Duarte, mas garantiu que iria exonerar o funcionário.