Durante o encerramento da 9ª cúpula dos Presidentes de Parlamento do G20 (P-20), em Nova Délhi, na Índia, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, condenou os ataques terroristas do Hamas contra o povo israelense. Ele defendeu, ainda, que os países do grupo (G20) atuem em conjunto para ser “parte essencial” da solução para a guerra
“Como representantes dos Parlamentos do G-20, devemos manifestar nosso desejo de que uma paz justa e duradoura entre israelenses e palestinos seja alcançada em um futuro próximo”, afirmou. “O Brasil é um país que repudia atos de violência e agressões militares, sobretudo quando praticados contra civis indefesos e inocentes,” afirmou o presidente da Câmara dos Deputados
- Na Índia, Lira destaca "pauta verde" como prioridade do Congresso
- Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
- Após reunião com Lira, governo anuncia que irá enfrentar obstrução na Câmara
Segundo Lira, “como muitas dessas questões ultrapassam as fronteiras nacionais, nossos Parlamentos precisam reforçar e aprimorar o trabalho conjunto para encontrar as melhores soluções para todos”, acrescentou.
Posse
A comitiva do presidente da Câmara embarcou para Nova Délhi na última segunda-feira, para assumir a presidência do P-20 durante a 9ª cúpula do grupo. Ele substituiu Om Birla, líder da Câmara dos Deputados da Índia. O P-20 é composto pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia.
Após a viagem para a Índia, Lira irá para a China, onde terá encontros com parlamentares chineses e com empresários do país.