O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta terça-feira (10/10) por telefone com o presidente do Chile, Gabriel Boric. Segundo o Palácio do Planalto, "os líderes conversam sobre o conflito em Israel e na Palestina e suas consequências trágicas para a população civil". Além disso, ambos reafirmaram as boas relações entre os dois países e falaram sobre a conjuntura da América do Sul.
Diante da escalada das hostilidades israel-palestinas, o governo federal iniciou o procedimento de repatriação de nacionais brasileiros a partir de Israel. O avião com os primeiros 211 repatriados aterrissa em Brasília (DF) na madrugada desta quarta-feira, 11 de outubro.
- Israel: 3º avião da FAB decola de Brasília para resgatar brasileiros
- Governo lança consulta pública sobre uso de telas por crianças
- Governo de Israel sugeriu ao Brasil preferência por uso de voos comerciais
Uma segunda aeronave com o mesmo perfil de 210 lugares já está na Europa e fará o trajeto entre Israel e o Brasil nesta quarta-feira. Na tarde desta terça, uma terceira aeronave para repatriação de brasileiros decolou do país. A KC-390 Millennium (Embraer) tem capacidade para 60 lugares e faz parte da Operação Voltando em Paz, em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores. O destino inicial é Roma, capital da Itália, de onde prosseguirá para Israel. Ao todo, seis aeronaves integram a operação.
Lula, que está à frente da presidência brasileira do Conselho de Segurança das Nações Unidas, segue em recuperação no Palácio da Alvorada e está proibido de receber visitas por 15 dias. Em sua primeira videoconferência pós-cirurgia no quadril e uma blefaroplastia das pálpebras, o petista se reuniu ontem com ministros de Estado para discutir o posicionamento do Brasil sobre a situação e a avaliação pessoal de Lula sobre o conflito, além do resgate dos brasileiros em Israel e na Palestina, as chuvas em Santa Catarina e pautas no Congresso.
Fontes no Palácio do Planalto consultadas pelo Correio afirmaram que a diplomacia brasileira deve apresentar na Organização das Nações Unidas uma proposta de paz para mediar o conflito entre as duas regiões do Oriente Médio, debatendo o assunto com os demais países na tentativa de interromper a escalada do conflito.
Saiba Mais
-
Política Casamento homoafetivo: deputados falam em "golpe contra direitos"
-
Política Reginete Bispo: "Processo de escravização de humanos no Brasil é permanente"
-
Flipar Dia das crianças: confira imagens de grandes cantores na infância
-
Cidades DF Tribunal do crime: PCC mata rival por disputa de tráfico e enterra corpo
-
Flipar Delícias do Oriente: Conheça a riqueza da culinária asiática
-
Mundo Conflito Israel-Hamas: quem são as vítimas internacionais