Nome de atuação marcante no Congresso Nacional, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) tornou-se destaque no noticiário de segurança pública devido a uma tragédia familiar. Na madrugada desta quinta-feira (5/10), três médicos ortopedistas foram mortos a tiros em um quiosque da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Entre as vítimas está Diego Ralf Bomfim, irmão da parlamentar.
O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, e a princípio a linha investigativa é de que o médico Perseu Ribeiro poderia ter sido confundido com filho de miliciano, mas outras causas também serão apuradas pela polícia.
- Linha de investigação apura se médico foi confundido com filho de miliciano
- Suplicy: apuração da morte de Diego deve verificar conexão com Marielle
Recentemente, a deputada Sâmia Bomfim registrou boletim de ocorrência contra ameaças de morte proferidas a ela e a família dela, inclusive com “requintes de crueldade”.
Quem é Sâmia Bomfim?
Eleita pelo estado de São Paulo, a deputada federal do Psol está no segundo segundo mandato na Câmara dos Deputados. Na política, também atuou como vereadora de São Paulo entre 2016 e 2018. Formada em letras pela Universidade de São Paulo (USP), Sâmia ganhou destaque no campo progressistas após protestar contra o então prefeito de São Paulo, João Doria, em 2016, quando o tucano anunciou um programa para distribuir farinata — feita a partir de restos de comida, como arroz, feijão e batata — para alimentar pessoas pobres.
Sâmia foi a segunda mulher mais votada pelo Psol e a quinta deputada mais votada do Estado de São Paulo. Além disso, é conhecida como uma das vozes mais atuantes no Congresso Nacional sobre a pauta feminista. Sâmia tem uma atuação marcante contra pautas de extrema-direita e tem um perfil combativo contra a ala bolsonarista do Congresso Nacional.
- Sâmia Bomfim sobre bate-boca em CPI do MST: "Não será o mesmo clima de ontem"
- Sâmia aciona PGR após Eduardo Bolsonaro comparar professor a traficante
A deputada tem um relacionamento desde 2019 com o também deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) e juntos tem um filho de dois anos. As ameaças recebidas por Sâmia, inclusive, também eram direcionadas a Glauber e também ao filho deles.
Na Câmara, ela é vice-líder do Bloco Federação PSOL-REDE, desde agosto de 2023. Desde maio também ocupa o cargo de 3º Coordenador Adjunto na Coordenadoria dos Direitos da Mulher.
Saiba Mais
-
Política Vídeo: senador Eduardo Girão repreende o aborto mostrando embrião no plenário
-
Brasil Linha de investigação apura se médico foi confundido com filho de miliciano
-
Mariana Morais Paolla Oliveira é pega no pulo em vídeo que desmente "desencontro" com Deolane
-
Política Dino diz que Lira pediu participação da PF no caso da execução no Rio
-
Política Ameaças fizeram PSol criar secretaria de segurança para filiados
-
Flipar Morador do RS improvisa e navega pelas ruas alagadas em geladeira