O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a quebra de sigilo do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. O acesso aos dados telefônicos, bancários e de e-mail tinha sido aprovado pela Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro.
De acordo com Nunes Marques, o requerimento aprovado pelos parlamentares determinando a quebra de sigilo "não está devidamente fundamentado". Ainda de acordo com o magistrado, a devassa nos dados pode afetar pessoas que não são alvos das diligências.
- CPMI de 8/1 se reúne na quarta-feira para definir reta final
- Com CPMI na reta final, Maia força votação de convocação da Força Nacional
- Silvinei Vasques: quem é o ex-diretor da PRF preso em investigação sobre interferência nas eleições
O ministro afirmou que "não foram especificadas as condutas a serem apuradas mediante a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do impetrante, ou mesmo indicada a utilidade da providência", e que
"o pedido voltado ao fornecimento de listas com informações protegidas por segredo é amplo e genérico, podendo atingir terceiros que não são investigados".
A decisão é do dia 26 de setembro, mas só foi revelada nesta terça-feira (3/10), pela jornalista Isabela Camargo, do G1, e foi confirmada pelo Correio. A determinação tem validade imediata.
Silvinei é acusado de articular operações da PRF em estados do Nordeste durante o segundo turno das eleições do ano passado. Na ocasião, foram realizadas blitze que atrasaram a chegada dos eleitores até os locais de votação.
Saiba Mais
-
Política CPMI 8/1: ‘Pai da soja’ suspeito de financiar atos golpistas fica calado
-
Política Governo queria um petista relator das offshores, mas não foi atendido
-
Política CPMI de 8/1 se reúne na quarta-feira para definir reta final
-
Política Servidores federais protestam nesta terça por reajuste e contra reforma
-
Política CPMI de 8/1: requerimento de convocação da Força Nacional é rejeitado
-
Política Com CPMI na reta final, Maia força votação de convocação da Força Nacional