O governo federal vai reforçar o policiamento no Rio de Janeiro durante este fim de semana devido aos eventos programados na cidade. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31/10) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. De acordo com ele, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional vão reforçar o policiamento ostensivo em locais de maior concentração de pessoas.
Nos póximos dias ocorre, na capital fluminense, a final da Copa Libertadores da América, jogo entre Fluminense e Boca Juniors, no sábado (4/11). Também será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um outro jogo entre Vasco e Botafogo estava programado para o domingo (5), mas foi alterado para segunda-feira (6) após conversa entre Dino e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
- Militares não vão atuar nas ruas do Rio de Janeiro, diz Dino
- Comparsa de miliciano é solto mesmo com mandado de prisão preventiva
- Dino levará a Lula plano de "asfixia" logística e financeira do crime organizado
- Visão do Correio: É preciso conter o crime organizado com inteligência
"Serão dias intensos no Rio de Janeiro e, por isso, nós replanejamos a atuação da PRF e da Força Nacional no próximo final de semana para apoiar o governo no policiamento ostensivo", declarou Dino durante coletiva de imprensa no Palácio da Justiça, convocada para atualizar informações sobre operações da pasta e sobre a segurança no Rio de Janeiro.
Operações conjuntas
A ação será acompanhada pelo secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, que embarca para o Rio de Janeiro na próxima quinta (2) e fica no estado até segunda. "Serão operações conjuntas basicamente nos entornos dos locais de maior concentração, no estádio e em outros locais, além do acompanhamento em estradas federais", explicou o ministro. Cerca de 300 agentes da PRF e da Força Nacional estão na cidade.
O Rio de Janeiro enfrenta uma crise na segurança pública, agravada após a queima de quase 40 veículos em represália à morte de um miliciano pela polícia. Por conta da crise, o governo federal prepara uma série de ações para apoiar o governo estadual e estrangular as fontes de financiamento do crime organizado, envolvendo inclusive a atuação das Forças Armadas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br