A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) iniciou, nesta terça-feira (24/10), a agenda de entrega oficial do relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. O documento, que pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da deputada Carla Zambelli (PL-SP), do tenente-coronel Mauro Cid, entre outros, foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).
O relatório foi entregue, em mãos, ao ministro Alexandre de Moraes, em seu gabinete no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde é presidente. Moraes é relator, no STF, do inquérito que investiga os atos do 8 de janeiro e sobre as milícias digitais. “Hoje nós fizemos a entrega do relatório ao ministro Alexandre de Moraes, que preside vários inquéritos que estão no mesmo alinhamento do que foi o foco central da CPMI”, afirmou Eliziane.
- Relatório da CPMI cita mais de 160 nomes para indiciamento e investigação.
- MP de Contas deve pedir relatório final da CPMI de 8 de Janeiro.
- CPMI 8/1: comissão aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro.
“Foi uma reunião muito importante, o ministro Alexandre de Moraes, na verdade, se comprometeu a receber, de fato, toda essa documentação, esse conjunto, esse acervo probatório e juntar a inquéritos que estão em curso no Supremo Tribunal Federal”, completou a relatora.
Participaram da chamada “tour da democracia”, o senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AM), os deputados Rogério Correia (PT-MG), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Pastor Henrique Vieira (PSOL - RJ), Rafael Brito (MDB-AL) e o senador Rogério Carvalho (PT-SE). “Sem anistia aos que atentaram contra a democracia, o Brasil e o povo brasileiro”, disse Randolfe, líder do governo no Congresso.
Após a entrega na PGR, Eliziane se mostrou otimista quanto ao andamento dos indiciamentos sugeridos no relatório. “A PGR claramente demonstrou interesse pelo aprofundamento”, afirmou. “Saímos daqui com a certeza e a convicção de que realmente poderá haver a denúncia do Ministério Público a partir dos 61 indiciamentos”, completou a relatora.
A previsão é que o relatório seja entregue à Controladoria Geral da União (CGU), ainda nesta tarde. Até o final da semana, a relatora deve ainda encaminhar o texto para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br