PODCAST DO CORREIO

Especialista fala sobre a evolução dos algoritmos no marketing político

Silvio Moreira foi o convidado do episódio 71 do 'Podcast do Correio'. Na ocasião, foi abordado o lançamento do seu livro em colaboração com Rosário Pompeia para a sexta-feira (20/10)

Silvio Meira acaba de lançar o livro 'Manifesto do Marketing do Futuro da Política', em parceria com Rosário Pompeia. -  (crédito: Reprodução/Podcast do Correio)
Silvio Meira acaba de lançar o livro 'Manifesto do Marketing do Futuro da Política', em parceria com Rosário Pompeia. - (crédito: Reprodução/Podcast do Correio)
postado em 21/10/2023 05:00

O cientista, professor e empreendedor Silvio Meira foi o convidado do episódio 71 do Podcast do Correio, na última terça-feira (17/10). Na ocasião, Meira abordou a crescente influência dos algoritmos e das tecnologias de inteligência artificial no campo da política, da economia e do marketing. O episódio está disponível no canal do YouTube do Correio Braziliense e nas principais plataformas de streaming de áudio. 

Atualmente, Meira é professor da Cesar School e da escola de negócios Asia School of Business, ambas do Porto Digital, em Recife. A participação no podcast teve o ensejo do lançamento, na sexta-feira (20/10), do livro Manifesto do Marketing do Futuro da Política, em parceria com Rosário Pompeia. A obra, disponível no site marketingdofuturo.org, mostra novas formas de pensar e fazer o marketing político.

O principal assunto abordado no episódio foi a importância da reestruturação do marketing. De acordo com Meira, existem a dimensão física, digital e social, sendo o agrupamento dos três nomeado de: “figitais”, e explica que são fluxos de interações intuitivas e programáveis por agentes interdependentes em plataformas econômicas, políticas e simbólicas da sociedade. Ou seja, hoje o mundo é composto por plataformas, e não faz sentido tratar de assuntos socioeconômicos e políticos com teorias de marketing dos anos de 1948.

Deste modo, a proposta do professor com o Manifesto é refundar o marketing, com estratégias “figitais”, considerando tudo o que ocorre em comunidades, apontando que a regulamentação desse espaço deve ser feita por algoritmos. Também foi abordado o tema das fake news e o acesso limitado da população mais pobre à internet no Brasil, o que cria aquilo que ele nomeia de “bolhas de filtro”, nas quais as pessoas não têm acesso à fonte primária de informação, gerando um dos principais problemas que o marketing do futuro da política tem que tratar: a representação democrática.

Sendo este um dos temas mais tratados no Manifesto do Futuro da Política, o futuro exige mudanças estruturais e a renovação da democracia brasileira, permitindo que os representados tenham relações e trocas diretas com os representantes. Por fim, o professor falou sobre inteligências artificiais e desafios profissionais. "Marketing político que vem sendo feito até aqui, falhou, principalmente para o mundo que está sendo criado pela internet", pontua.

Confira a íntegra da entrevista:

 

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

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