O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi recebido nesta sexta-feira (20/10) pelo presidente da China, Xi Jinping, em Pequim. Os dois discutiram meios de aumentar a cooperação entre Brasil e China.
Lira e uma comitiva brasileira estão em Pequim para o Fórum Cinturão e Rota, evento que celebra os dez anos do programa internacional de investimento em infraestrutura da China, do qual o Brasil não faz parte.
- Arthur Lira: "Se o Brasil não tivesse Centrão, seria uma Argentina"
- Lula convida Xi Jinping a vir ao Brasil em 2024, marco dos 50 anos de parceria
No encontro, Xi Jinping afirmou que os países são dois dos maiores países em desenvolvimento dos hemisférios oriental e ocidental e que são grandes países emergentes com influência global, segundo informou a agência chinesa Xinhua.
Além disso, o presidente chinês destacou o apoio ao Brasil para a realização da cúpula do G20, que será realizada em 2023, e também para a conferência das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a ser realizada em 2025. Xi se mostrou disposto a fortalecer a coordenação e a cooperação com o Brasil.
Já Lira destacou que a cooperação com a China tem promovido efetivamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil e aumentado a capacidade de emprego e produção do Brasil.
Como presidente da Câmara dos Deputados fui recebido hoje pelo presidente da China, Xin Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) October 20, 2023
O mandatário chinês abriu um espaço em sua agenda para receber a comitiva brasileira da Câmara dos Deputados, [+] pic.twitter.com/Qjvs5P75iT
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br