Meio Ambiente

Dino envia Força Nacional ao Amazonas para combate a queimadas

Mais cedo, o presidente Lula se reuniu por videoconferência com sua equipe de ministros para tratar das fortes chuvas em Santa Catarina bem como da seca em Manaus

Ministro Dino:
Ministro Dino: "Vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais" - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 12/10/2023 17:54 / atualizado em 12/10/2023 17:56

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quinta-feira (12/10), que, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de Amazonas, Wilson Lima (União), enviará reforços da Força Nacional para ajudar no combate às queimadas irregulares que criaram uma nuvem de fumaça em Manaus.

“Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, escreveu o ministro nas redes sociais.

Lula se reuniu hoje, por videoconferência, com ministros para tratar dos eventos climáticos extremos que estão castigando Santa Catarina, com fortes chuvas, e o Amazonas, com uma das piores secas da história do estado, agravadas por queimadas irregulares causadas por agropecuaristas, especialmente nos municípios de Careiro e Autazes, que ficam na região da BR-319. A revitalização da área é cobrada por políticos locais e gera debate entre ambientalistas e pecuaristas.

Nas Zonas Sul e Centro-Sul da capital amazonense, pelo segundo dia consecutivo de fumaça, os prédios ficaram encobertos e a visibilidade para os motoristas ficou prejudicada ainda nas primeiras horas de feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação