O Itamaraty afirmou nesta quarta-feira (11/10) que recebeu informações do governo israelense sobre brasileiros feitos reféns pelo grupo fundamentalista islâmico Hamas na Faixa de Gaza, mas ainda busca confirmar as informações.
"De fato, nós recebemos essa informação também. Estamos procurando verificá-la, mas não temos ainda a confirmação de que existiria algum refém com nacionalidade brasileira. Ou de uma pessoa entre reféns com nacionalidade brasileira. Estamos buscando essa confirmação", declarou, hoje, o secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, durante coletiva de imprensa.
- "Relatos são de três brasileiros", diz porta-voz de Israel sobre reféns
- Governo ainda não tem data para resgate de brasileiros da Faixa de Gaza
- Brasileira é convocada para guerra em Israel: "Pronta para viver ou morrer"
Mais cedo, o porta-voz do Exército de Israel, Jonathan Conricus, divulgou um vídeo relatando que cidadãos com dupla nacionalidade foram feitos reféns pelo Hamas, incluindo alemães, italianos e brasileiros, entre outros. Ao Correio, o militar relevou que existem relatos de três cidadãos israelenses, com dupla nacionalidade brasileira, reféns do grupo armado.
O governo brasileiro tenta retirar cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, sob forte bombardeiro por parte de Israel. Até o momento, o plano é removê-los pela fronteira entre Gaza e Egito. Porém, a região está com abertura intermitente, segundo o Itamaraty, por conta dos ataques de Israel. Além disso, o governo do Egito ainda não autorizou a entrada do grupo no país.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br