Em reunião entre diplomatas brasileiros com o governo de Israel em Tel Aviv, as autoridades do Brasil ouviram dos israelenses a sugestão de que seja usado o maior volume possível de voos comerciais para o retorno dos brasileiros que desejarem deixar Israel e a Palestina nesse momento.
Não há, contudo, restrições do governo de Israel ao uso dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação dos quase dois mil brasileiros que se inscreveram para deixar aquele país após os ataques do Hamas. O pedido de Israel ao Brasil tem relação com medidas de segurança, e tem sido feito a outros países interessados em retirar seus nacionais de Israel.
- Israel autoriza resgate de brasileiros; 1º voo deve chegar ao DF na quarta (11)
- Segundo avião da FAB para buscar brasileiros em Israel pousa em Roma
- Avião para resgate de brasileiros em Israel decola com destino a Roma
O primeiro voo com brasileiros no avião KC-30 sairá nesta terça-feira (10/10), daqui a algumas horas, de Tel Aviv, no aeroporto internacional Ben Gurion. Ao todo, 1.744 brasileiros se inscreveram para retornar nas aeronaves do governo e mais da metade, 55% deles, são turistas.
Desde o início dos ataques, companhias aéreas de todo o mundo, Brasil incluído, cancelaram voos para Israel. A FAB envia na tarde de hoje a terceira aeronave para repatriar brasileiros que estão em Israel e na Palestina, dando sequência a missão Operação Voltando em Paz. O destino inicial é Roma, de onde o avião seguirá para Israel.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br