Ministério da Saúde

Oposição critica dança "inapropriada" em evento do Ministério da Saúde

O vídeo gravado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil ganhou repercussão negativa nas redes sociais e o ministério afirmou que a apresentação "surpreendeu pela coreografia inapropriada"

Dança erótica em evento do Ministério da Saúde.
 -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Dança erótica em evento do Ministério da Saúde. - (crédito: Reprodução/Redes sociais)
postado em 06/10/2023 19:27

Uma apresentação de dança realizada no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, realizado na quinta-feira (5/10), está sendo alvo de críticas de opositores ao governo Lula. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma pessoa cantando uma música e uma dançarina em coreografia classificada pelos críticos como "erótica".

Ex-ministro da Casa Civil durante a gestão de Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP) condenou as cenas. "Chocante como a ideologia contaminou o governo do PT 5!!! É um seminário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde!!! Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas num sistema que a OMS colocou em 125º lugar? O cupim identitário está corrroendo o governo por dentro. E Brasil real vê chocado tudo isso", escreveu. Confira o vídeo:

????GRAVE: Evento do Ministério da SAÚDE pago com dinheiro do SEU imposto. pic.twitter.com/APT5wPUpxu

O encontro promovido pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde tem como intuito apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), com o compartilhamento de ideias e experiências, ampliação do diálogo, estímulo à gestão participativa e construção da agenda de territorialização da promoção da saúde no País.

Em nota, o Ministério da Saúde lamentou o ocorrido e afirmou que a apresentação “surpreendeu pela coreografia inapropriada”. “O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.”

O órgão de saúde explicou ainda que a programação do evento contou com a apresentação de sete grupos artísticos nos intervalos dos debates e assumiu que “uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada”.

Leia a nota do Ministério da Saúde na íntegra

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

A programação contou com a participação de sete grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.

O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação