O Dia do Nascituro é celebrado em 8 de outubro e ganhou uma homenagem no plenário do Senado, nesta quinta-feira (5/10). O senador Eduardo Girão (Novo-CE) iniciou presidindo a sessão parlamentar e, depois, a cedeu para a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Mostrando um embrião de plástico, ele repreendeu o aborto e comentou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.
"Quem sabe porque hoje o dia é tão especial? 35 anos da Constituição do Brasil hoje. Em seu artigo 5º, que é cláusula pétrea, passava a garantir o direito da vida como inviolável. Nós estamos celebrando o mais básico dos direitos, o de nascer", iniciou o senador Girão.
Imediatamente depois, ele mostra um embrião de plástico e afirma que, daquele tamanho, "o bebê já tem vida". Ele também considera a vida da mulher que realiza o ato como "devastada", com "consequências psicológicas e espirituais". Veja abaixo trecho do discurso do parlamentar.
Como já era esperado, após recente embate entre os poderes Legislativo e Judiciário, o parlamentar comentou sobre a atuação do STF em pautas do Congresso.
“Até o ativismo no STF está colaborando para essa realidade (de defesa da vida). São duas vidas devastadas com relação a essa situação. Então, sem pré-julgamento nenhum, a gente vai ouvir aqui entidades que acolhem mulheres porque, muitas vezes, nós homens somos os responsáveis pelo aborto. Nós o exigimos, somos corresponsáveis, pelo aborto quando a gravidez não foi planejada”, comenta Girão. Ele ainda ataca diretamente a ministra aposentada do STF. “A ministra Rosa Weber resolveu se aposentar, infelizmente, deixando um legado macabro ao colocar em pauta a ADF 442 do PSol que tem o objetivo de legalizar o aborto até a 12ª semana”, afirmou.
Após o discurso, a senadora Damara Alves (Republicanos-DF) assumiu a mesa, por convite de Girão. Rapidamente, ela comentou que está há 30 anos na “luta em prol da vida”.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br