O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou, nesta terça-feira (3/10), que os membros do colegiado se reunirão amanhã, às 11h, para debater os últimos depoimentos e o relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
“Nessa reunião, nós discutiremos a convocação de 5ª feira, que está marcada, a do Beroaldo. Também um acordo de procedimento para a discussão e votação do relatório no dia 17. A gente sabe que a oposição trará um voto em separado”, disse o parlamentar ao abrir os trabalhos.
Governistas pressionam para que o general Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve seu depoimento desmarcado, seja ouvido na quinta-feira (5), data inicialmente prevista para a oitiva. Já está previsto para aquele dia, porém, a presença do policial militar arremessado de uma das cúpulas do Congresso no dia dos ataques aos Três Poderes, Beroaldo José de Freitas Júnior.
- Com CPMI na reta final, Maia força votação de convocação da Força Nacional
- CPMI do 8 de janeiro ouve empresário suspeito de financiar atos; acompanhe
- CPMI de 8/1: Maia defende convocação de representante da Força Nacional
Os parlamentares da base dividem com Eliziane Gama o interesse em convocar alguns dos militares citados pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, como, por exemplo, Almir Garnier, ex-comandante da Marinha que teria sido simpático ao plano de intervenção militar proposto em uma reunião pelo ex-presidente. Além disso, eles buscam aprovar o requerimento de Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle.
“Ainda vou tentar amanhã uma última reunião, onde vou, mais uma vez, insistir na possibilidade de um consenso”, declarou Maia.
A oposição, por sua vez, viu a ofensiva ao ministro da Justiça, Flávio Dino, derrotada, com a rejeição do requerimento que buscava convocar a Força Nacional para dar explicações sobre seus atos no dia 8 de janeiro.
O parecer da relatora está previsto para ser apresentado no dia 17 de outubro.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br