O ministro da Justiça, Flávio Dino, participou de um evento em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quarta-feira (20/9). O evento contou com a presença de diversos ministros, entre eles Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Dino é um dos nomes cotados para ocupar a próxima vaga que será aberta na corte.
Após o evento, Dino conversou com vários ministros, mostrou ter bom trânsito no Supremo e intimidade com os magistrados. Formalmente, os 11 integrantes do plenário da mais alta corte do país não participam da escolha do indicado para ocupar vagas em aberto. A decisão é do presidente da República, que deve enviar o nome para avaliação do Senado Federal.
- Bolsonaristas que apoiaram Zanin se opõem à indicação de Dino para o STF
- Dino defende condenação de golpistas por STF: "Justa resposta"
O indicado precisa passar por uma sabatina e ser aprovado pelo plenário da casa legislativa. No entanto, os magistrados exercem forte influência na escolha feita pelo chefe do Executivo. Dino, que atualmente comanda a pasta da Justiça, foi juiz federal. Ainda neste mês, a ministra Rosa Weber vai se aposentar, em razão da idade limite de 75 anos para permanecer no cargo.
Com isso, Lula deve indicar outra pessoa para ocupar a vaga. Existe uma pressão para que o nome escolhido seja de uma mulher, de preferência negra. Pois caso a decisão do presidente Lula seja contrária, a corte terá apenas uma mulher em sua composição, e nenhum negro.