A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (20/9), um projeto de lei que cria uma série de medidas para combater a violência contra a mulher. A proposta é de autoria da deputada Leandre (PSD-PR) e está sob relatoria do senador Sergio Moro (União-PR).
De acordo com o texto da medida, os estados devem apresentar um plano de metas para reduzir a violência de gênero, sob pena de perda da verba do Fundo Nacional de Segurança Pública, caso não adotem as ações necessárias.
- MPDFT lança canal de denúncia para mulheres em situação de violência
- Policial Militar de folga salva mulher de feminicídio em Taguatinga
- Ministério da Justiça mobiliza 43 mil policiais contra feminicídio
De acordo com o texto apresentado, o plano deverá "conter ações integradas entre as áreas de segurança, saúde, justiça, assistência social, educação e direitos humanos, a serem executadas em 10 anos e com atualização obrigatória a cada dois anos — a fim de monitorar a execução e os resultados das metas e as ações estabelecidas".
Com a aprovação do texto na CCJ, a matéria segue para a análise da Comissão de Direitos Humanos. O relatório do senador Moro é pela aprovação do projeto, com o intuito de reduzir a violência contra a mulher e familiar em todo o país.
Saiba Mais
-
Política Marco temporal: STF retoma julgamento com voto de Toffoli
-
Política Em NY, Lula diz que encontro com Biden é 'momento histórico exemplar'
-
Política Relator da LDO defende mudança de meta fiscal para ano que vem
-
Política Lupi é ouvido na Câmara sobre novo teto de juros do consignado
-
Política Votação de projeto do marco temporal na CCJ é adiado para próxima semana
-
Política Bolsonaristas que apoiaram Zanin se opõem à indicação de Dino para o STF