O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (18/9) com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, em Nova York. Essa foi a primeira reunião bilateral do petista na viagem para a 78ª Assembleia Geral da ONU.
Segundo o Planalto, durante cerca de 40 minutos, os presidentes falaram sobre o acordo comercial entre Mercosul e EFTA — zona de livre comércio de países europeus que não estão na União Europeia, formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein —, que está em discussão na esfera diplomática.
- Lula encontrará com Vladimir Zelensky nesta quarta após idas e vindas
- Marina Silva: Brasil espera captar R$ 10 bilhões em títulos verdes
- Lula e Biden se unem por sindicatos e trabalhadores de aplicativos após tensão entre Brasil e EUA
"Muita simpatia pelo Brasil"
Também trataram sobre a presidência do Brasil no G20, que vai de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024, e do interesse da Suíça em participar das discussões do grupo.
"Berset disse que seu país viu com bons olhos a mudança na política brasileira sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas. Nesse tema, os dois líderes destacaram a onda de calor incomum que atinge o Brasil nesta semana e falaram dos eventos climáticos extremos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul e na Líbia", informou o Planalto.
Por fim, Berset afirmou "ter muita simpatia pelo Brasil" e contou ter residido em Olinda há vários anos e que tem interesse em visitar o país futuramente.
Por meio das redes sociais, Lula também comentou a agenda.
Hoje tive um encontro com o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset. Conversamos sobre o avanço das relações comerciais do Mercosul com a Suíça e sobre a cooperação entre os nossos países, em especial nesse momento em que o Brasil presidente o G20. E ainda descobri que Alain Berset já morou em Olinda!", escreveu o chefe do Executivo brasileiro.
Saiba Mais
-
Brasil Quais ministros do STF devem votar contra e a favor da liberação do aborto?
-
Política "Sem previsão", diz Alcolumbre sobre data para votar reforma tributária
-
Flipar Pra quem não viu: Influenciadora vegana morre após 4 anos de dieta extrema
-
Brasil Rafael Puglisi, o dentista dos famosos, morre aos 35 anos
-
Flipar Elize Matsunaga, que esquartejou marido, está no ramo da costura
-
Mundo O brinquedo sexual de madeira do século 2 encontrado perto de muralha romana no Reino Unido