Logo Correio Braziliense
Plataformas

'Problema do mundo inteiro', diz Alckmin sobre regulação das redes

Ao Correio, o vice-presidente comentou neste sábado (16/9) a viagem do presidente Lula a Cuba e Nova York. Lula defendeu, no G77, a importância de combater ódio e desinformação nas redes

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), defende a importância da regulamentação das plataformas digitais como uma forma de garantir a liberdade de expressão de forma responsável. Alckmin participou, neste sábado (16/9), da comemoração do aniversário de 29 anos da padaria Cinco Estrelas, no Guará, em Brasília.

Ao Correio, Alckmin, que ocupa a Presidência da República durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que a regulamentação é "um problema do mundo inteiro", e que é preciso combater a desinformação. Ele comentou ainda a importância da viagem de Lula a Cuba, para participar do G77, e a Nova York, onde irá à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Esse é um problema do mundo inteiro. É importante ter regulação. Você garantir liberdade de expressão, mas fazê-lo com responsabilidade. Não estimular mentira, fake news, injúria, desinformar as pessoas. É possível fazê-lo respeitando a total liberdade de expressão, mas com responsabilidade. É uma segurança para a sociedade", respondeu Alckmin, após ser questionado sobre a fala de Lula, no G77, defendendo também a regulamentação.

Em Havana, capital de Cuba, o presidente da República defendeu o projeto de diretrizes globais para a regulamentação das plataformas estabelecido pela Unesco. "Equilibra a liberdade de expressão e o acesso a informação, de forma a coibir a disseminação de conteúdos que contrariam a lei, ameaçam a democracia e os direitos humanos", frisou Lula.

Sustentabilidade e desenvolvimento

Alckmin destacou ainda que o encontro dos países emergentes em Cuba reúne praticamente todas as nações da América Latina, além de outros continentes, para discutir temas como o emprego, desigualdade, desenvolvimento e atração de investimentos internacionais.

"A outra reunião, da ONU, é para discutir o momento que o mundo está passando. Combate ao aquecimento global. O Brasil será o grande protagonista na descarbonização, preservação da Amazônia, energias renováveis... Então é a pauta climática, uma pauta hoje fundamental", comentou ainda o presidente em exercício. Lula estará em Nova York de 19 a 21 de setembro.

Outro tema importante a se debater, segundo Alckmin, é o fortalecimento dos organismos multilaterais para promover a paz entre os países, em meio à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. "O presidente Lula é uma liderança respeitada e ouvida, então é uma viagem significativa", frisou Alckmin.

O vice-presidente chegou ao aniversário da padaria Cinco Estrelas por volta do meio-dia. Ele é conhecido por visitar padarias rotineiramente pelo menos desde sua gestão como governador de São Paulo. No local, Alckmin cumprimentou os presentes, tirou fotos e tomou um café com sua esposa, Lu Alckmin.

A Cinco Estrelas celebrou seus 29 anos de história com um bolo gigante, de 29 quilos, servido aos clientes que foram prestigiar o evento.

Mais Lidas