O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (14/9), o julgamento dos quatro primeiros réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A sessão está marcada para começar às 9h30.
O primeiro a votar será o ministro Cristiano Zanin. Nesta quarta-feira (13/9), primeiro dia de julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou pelo condenação do primeiro réu, Aécio Lúcio Costa Pereira, por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado; golpe de Estado; deterioração do patrimônio tombado; e associação criminosa. A pena proposta foi de 17 anos de prisão.
Acompanhe ao vivo
Já o ministro Nunes Marques, revisor do caso, votou pela absolvição do réu nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Com isso, a pena dele seria de dois anos e seis meses de prisão.
Nessa primeira etapa, são julgados, separadamente, os réus Aécio Lucio Costa Pereira; Thiago De Assis Mathar; Moacir Jose Dos Santos e Matheus Lima De Carvalho Lázaro. Os quatro são acusados de participar da execução dos atos de vandalismo contra o Congresso e o Palácio do Planalto. Todos eles foram presos em flagrante no dia do ato.
Saiba Mais
-
Política TSE tem maioria para manter cassação de Deltan Dallagnol
-
Política Tese do crime de 'multidão' sustenta julgamento de 1º réu do 8 de janeiro
-
Política Partidos gastam mais do que comprovam à Justiça Eleitoral
-
Política Julgamento no STF: Nunes Marques não viu ameaça à democracia
-
Política Análise: duas teses no STF: tentativa de golpe ou domingo na Esplanada?
-
Política No STF, tribunais lançam prêmio de jornalismo para celebrar democracia