Logo Correio Braziliense
Ministro do Centrão

Sob liderança de Fufuca, PP tentou prejudicar petista no Conselho de Ética

Novo ministro de Lula, líder do PP teria orientado parlamentar de seu partido a retardar processo contra Juliana Cardoso (PT-SP)

Um dia antes de ser anunciado ministro do Esporte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado André Fufuca (PP-MA), líder do partido na Câmara, teria orientado um de seus deputados no Conselho de Ética, o Delegado Fábio Costa (PP-AL), vice-líder da legenda, a apresentar requerimento retardando o arquivamento do caso que envolvia a petista Juliana Cardoso (PT-SP), o que prejudicaria a parlamentar. 

O episódio ocorreu na terça-feira da semana passada, dia 5 de setembro. Fufuca foi anunciado ministro na quarta (6). Juliana foi acusada de quebra de decoro por ter se referido a deputados que votaram a favor do marco temporal que define demarcação de terras indígenas de "assassinos". O relator da ação no conselho, Gabriel Mota (Republicanos-RR) já havia se manifestado pelo arquivamento e o processo tinha passado até por um pedido de vista, manobra regimental para atrasar processos.

Quando se imaginava que o caso seria votado, Costa entrou com requerimento de adiamento. Os conselheiros foram pegos de surpresa. A deputada Jack Rocha (PT-ES), então, contou que Costa a relatou, fora dos microfones, que ele apresentou o pedido de adiamento atendendo a um pedido de Fufuca.

"O próprio deputado Delegado Fabio Costa, do PP, em uma conversa bilateral, disse-me que foi um pedido do líder André Fufuca, para que houvesse esse requerimento sobre a Mesa."

Chico Alencar (PSol-RJ) classificou essa possibilidade como um 'disparate total', já que o líder do PP na Câmara estava próximo a ser indicado ministro do governo, possibilidade cogitada havia mais de um mês. 

"O deputado Fufuca, está evidente, todo mundo sabe, está negociando com o governo para assumir um ministério. Isso seria uma protelação para pressionar, já que o Lula está mais lento do que nós aqui em alguns casos."

Processo arquivado

Costa não foi categórico em negar orientação de Fufuca, ainda que não tenha confirmado no microfone a versão que teria confidenciado a Jack Rocha. 

"Eu respondo pelas minhas palavras. Tem que partir de mim essa afirmação", disse.

O requerimento de atrasar o processo foi votado e, por 9 a 7, derrotado. Depois, por 13 votos a 2, foi arquivado. Inclusive o próprio Costa votou pelo arquivamento, afirmando não ter nada em particular contra Juliana Cardoso.

Fufuca e seu grupo perderam, e o caso contra a petista terminou arquivado. O Correio fez contato com o gabinete do deputado, a liderança do partido na Câmara e a assessoria do partido, e aguarda um retorno. O espaço segue aberto para manifestação do líder do PP. 

Mais Lidas