Já ao final do desfile do 7 de Setembro, na Esplanada, um homem passava entre as pessoas mostrando um cartaz e usando um boné do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao Correio, o manifestante afirmou que o pedido que faz vai além de partidos políticos.
"Eu apoio o governo anterior, mas isso não se trata de partido e nem do governo atual. Trata-se das vantagens e regalias que esses políticos do Judiciário e a maioria dos funcionários públicos do alto escalão têm", diz Ailton Vanhalen, 56 anos, goiano que mora há 44 anos em Brasília.
- 7 de Setembro: desfile é marcado por homenagens a Lula; confira vídeo
- "Militares não votam na Colômbia", conta casal que acompanhou desfile
- Após ‘trauma’ do 8 de janeiro, Grito dos Excluídos é cancelado
Para ele, a população precisa aprender mais sobre política para escolher seus candidatos. "Tem que fazer com que o povo se aprofunde mais na política, para que a gente saiba escolher melhor nossos governantes, saber quais são as propostas para o futuro, não pessoais", completa.
Perguntado se havia outros manifestantes na Esplanada, ele mostrou outros cartazes iguais e afirmou que as outras pessoas desistiram de andar com o cartaz "por medo". Ao longo de todo o desfile, os casos de protestos contrários ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram quase invisíveis. Predominaram gritos de apoio ao chefe do Executivo.