O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), 81 anos, anunciou a aposentadoria da carreira política. O congressista ocupava uma das cadeiras de Pernambuco no Senado desde 2019 e somava 50 anos de vida pública. Já prevendo a possibilidade de deixar a vida parlamentar, Jarbas disse que escolheu, pessoalmente, o economista Fernando Dueire (MDB-PE) para ser seu suplente nesta legislatura.
“Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor. É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma”, escreveu o senador em suas redes sociais.
- Correio Braziliense é homenageado no Senado em sessão que celebra a imprensa
- Lei que incentiva a amamentação no trabalho é aprovada no Senado
Jarbas estava afastado do Senado desde novembro de 2022, quando tirou licença médica para se submeter a um tratamento de saúde. Desde então, o mandato vem sendo exercido pelo suplente, Fernando Dueire. “A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso”, desejou o parlamentar.
“Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu Estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas”, afirmou.
Um dos fundadores do MDB
Jarbas era um dos mais antigos parlamentares em exercício no Senado. Ele é cofundador do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e iniciou a vida política em 1971, quando foi eleito deputado estadual pela sigla.
Em seguida foi deputado federal e permaneceu no cargo por dois mandatos, entre 1975 e 1979 e, depois, de 1983 a 1985. Logo após a redemocratização do Brasil, nas primeiras eleições que ocorreram no país, Jarbas foi eleito prefeito de Recife, cargo em que ficou, também, por dois mandatos.
Em 1999, foi escolhido pelos eleitores para governar Pernambuco, e ficou no cargo até 2006. No ano seguinte, voltou ao Congresso Nacional como senador, onde permaneceu até 2015. Depois, voltou a ser eleito deputado federal (2015 a 2018) e, em 2019, reassumiu a cadeira no Senado
“Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. À minha família, meu mais profundo agradecimento por sempre estarem ao meu lado. Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu estado nos últimos 50 anos da minha vida”, agradeceu Jarbas no anúncio da aposentadoria.