Um relatório elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou movimentações bancárias suspeitas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O documento, acessado pela CNN, aponta uma possível lavagem de dinheiro entre fevereiro de 2017 e julho de 2019. Segundo o Coaf, a parlamentar utilizou uma conta bancária pessoal para receber R$ 197,8 mil em doações para a Associação Movimento nas Ruas.
Fundado em julho de 2011, o movimento social foi criado por Zambelli e tinha o combate à corrupção e impunidade como lema. O relatório do Coaf faz parte do material recebido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro e passará por investigação do colegiado.
- Zambelli é intimada para prestar depoimento à PF na investigação sobre hacker
- Defesa de Zambelli nega pagamento a hacker para invadir sistemas da Justiça
- Hacker diz à PF que Zambelli o pagou para invadir sistemas da Justiça
“Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal de São Paulo, utilizando sua conta PayPal pessoal para receber doações em favor da Associação Movimento nas Ruas. Carla é fundadora da Associação. Visto que a conta PayPal deve ser utilizada para movimentação de recursos próprios, concluiu-se que as doações recebidas na conta PayPal da sra. Carla caracterizam movimentação de recurso de terceiro, podendo indicar suspeita de lavagem de dinheiro”, diz o documento do Coaf.
O nome da deputada Zambelli voltou à tona após o depoimento do hacker Walter Delgatti Neto à CPMI e Polícia Federal. Segundo ele, a parlamentar o pagou para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker também afirmou que Zambelli solicitou que ele invadisse as urnas eletrônicas ou a conta de e-mail e telefone do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Correio tentou contato com a deputada Carla Zambelli, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações.
Saiba Mais
-
Política Ministério da Justiça já tem vídeo da agressão a Moraes
-
Política MP cobra devolução de presentes recebidos por Bolsonaro
-
Política Juros do cartão de crédito: projeto deve ser votado até esta quarta
-
Política Vaga no Supremo: nome de Flávio Dino ganha força
-
Política Bolsonaro passará por novas cirurgias na próxima semana; entenda o motivo
-
Política CPMI de 8/1: Defesa e GSI não possuem mais imagens de hacker em ministério