O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse, nessa segunda-feira (4/9), que o 8 de janeiro não se repetirá na próxima quinta-feira, durante as comemorações do 7 de setembro. “Não vamos permitir que se repita o 8 de janeiro”, disse o ministro que ainda garantiu que há um “clima de tranquilidade” para as comemorações do Dia da Independência.
A fala aconteceu ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante um evento para o lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em Vitória, no Espírito Santo.
- "Força está preparada", diz Celina sobre segurança no 7 de Setembro
- 7 de Setembro: governo fará desfile mais enxuto na Esplanada
- Comemoração do 7 de Setembro terá como foco pacificação
Segundo o ministro as forças de segurança e os serviços de inteligência estão trabalhando empenhados no planejamento da segurança do evento e disse que, “até agora, nenhuma indicação objetiva de que o 7 de setembro seja marcado por algum tipo de ataque. Infelizmente, há, daqui e de lá, cards na internet, isso demanda um acompanhamento”, comentou Dino.
Sobre as possíveis ameaças de protesto ou ataques que se encontram na internet, o ministro disse que é “algo residual” que será acompanhado, mas não acredita que atrapalhe as comemorações da data cívica. Apesar da fala de tranquilidade do titular da Justiça, o ministério enviou na última semana ofício ao Governo do Distrito Federal (GDF), alertando sobre manifestações convocadas pela internet para a data na capital.
A resposta do GDF foi pedir o reforço ao governo federal, por meio da Força Nacional, para auxiliar na segurança do evento. “A governadora Celina (Leão) nos demandou um apoio da Força Nacional. Estamos mobilizando, a Força Nacional, e as próprias forças armadas”, afirmou Dino.
A previsão é, de que, o feriado da Independência conte com um efetivo de segurança recorde, com mais policiais e outras forças de segurança que o total que trabalhou na posse presidencial em 1º de janeiro.