G20

Lula defenderá 'mundo mais justo' no G20: 'Discutir a desigualdade'

A 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, o grupo que reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia, acontece nos próximos dias 9 e 10 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (1º/9), que vai pautar a reunião do G20 com o tema da desigualdade. A declaração ocorreu durante visita às obras do Túnel Major Sales no Ramal do Apodi seguida de cerimônia em Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.

"Dia 7 vou para Índia, o encontro do G20, das economias mais ricas do mundo. Eu vou lá para discutir com eles uma coisa que me incomoda. Quero discutir com eles a desigualdade. A desigualdade de gênero, racial, no tratamento da saúde, desigualdade no salário, alimentar".

"É preciso que esse mundo seja mais justo. É preciso que as pessoas pobres tenham o direito de trabalhar, ter um salário, almoçar, viajar, ter acesso à cultura, comer bem, se vestir bem e morar bem. É isso que a gente quer para esse país", apontou.

A 18ª Cúpula do G20, o grupo que reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia, ocorre em 9 e 10 de setembro em Nova Déli, na Índia. No entanto, Lula deixa o Brasil na quinta-feira (7/9).

Na ocasião, o Brasil receberá pela primeira vez a presidência do G20. O mandato brasileiro será exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Como país ocupante da Presidência, o Brasil será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.