PESQUISA DE OPINIÃO

Lula tem 45% de aprovação em São Paulo, diz Datafolha

A pesquisa do Datafolha mostra que o número do presidente na capital paulista é superior ao nacional, em comparação com pesquisa feita em junho. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é aprovado por 30% da população dos paulistanos

Nova pesquisa do Datafolha mostra que 45% dos moradores da cidade de São Paulo classificam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom. Enquanto isso, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), é aprovado por 30% dos eleitores da capital paulista. Em relação a Lula, outros 25% o reprovam e 29% o avaliam como regular. Não souberam ou não quiseram responder representam 1%. No caso de Tarcísio 38% dos paulistanos, seu governo é regular, enquanto 27% o consideram ruim ou péssimo.

As entrevistas foram feitas pelo Datafolha na terça (29/8) e na quarta (30/8), onde foram perguntadas avaliações de outros governantes e medida pela primeira vez a intenção para a eleição para prefeito de 2024. Ao todo, foram ouvidas 1.092 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais — tanto para mais quanto para menos.

A pesquisa percebeu que o presidente Lula tem uma imagem positiva melhor na cidade do que no país como um todo. Há dois meses, um levantamento do mesmo instituto mostrou que Lula tinha 37% de aprovação. Já os índices de reprovação e regular eram mais semelhantes: 27% e 33%, respectivamente.

Já o desempenho do governador é inferior ao registrado no estado como um todo, fazendo a ressalva de que a comparação é com outro levantamento da Datafolha, feito em abril. Na época, 44% dos paulistanos consideravam o governo ótimo ou bom, ante 11% que o rejeitavam. A avaliação regular batia com a atual na capital: 39%

Os dados da pesquisa reafirmam o sentimento com um viés mais à esquerda na cidade, quando, em outubro de 2022, a capital deu mais votos válidos a Lula (53,54%) do que ao então presidente Jair Bolsonaro (PL, 46,6%).

O Datafolha também destacou que os paulistanos preferiram Fernando Haddad (PT, com 54,5%), derrotado ao fim no estado por 55% a 45% pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos, que teve 45,5% de votação na capital na capital).