O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (1º/9), que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país precisa ser distribuído. "A gente não pode ficar assistindo na televisão que o PIB cresceu, mas não foi distribuído. Porque nunca foi nesse país", disse, em cerimônia comemorativa de 18 anos de criação do Programa Agroamigo e de 25 anos do Programa Crediamigo em Fortaleza.
"O PIB começou a crescer e ser distribuído quando nós resolvemos aumentar o salário mínimo em 77%, quando nós governamos esse país da outra vez porque, se não, não tem sentido", emendou.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados hoje, o PIB do segundo trimestre de 2023 avançou 0,9%. O dado ficou acima da mediana das estimativas do mercado, entre 0,2% e 0,3%, mas bem abaixo da alta de 1,9% no primeiro trimestre, confirmando uma desaceleração da atividade.
- Mercado e governo já falam em alta de 3% no PIB deste ano
- Haddad comemora resultado do PIB e projeta crescimento de 3% no ano
O petista acrescentou que esperava que "alguns economistas brasileiros e o senhor presidente do Banco Central" estivessem assistindo ao evento.
"Essa gente precisa compreender que o dinheiro que existe nesse país precisa circular nas mãos de muita gente. Porque, se o dinheiro ficar parado na mão de poucas pessoas, é concentração de riqueza. Mas se o dinheiro é distribuído para muita gente, essa muita gente, que pega dinheiro como vocês, que compra e produz alguma coisa, esse dinheiro vai gerar mais emprego, mais desenvolvimento, mais comércio, vai gerar mais fábrica", continuou, defendendo também a queda de juros e criticando o presidente do BC, Roberto Campos Neto.
Pelas redes sociais, Lula comemorou o resultado.
Saiba Mais
-
Política Barroso determina bloqueio de bens do ministro Juscelino Filho
-
Flipar Crateras ‘engolem’ cidade no Maranhão. Entenda as Voçorocas
-
Brasil Empresário descobre que o melhor amigo lhe roubou R$ 500 mil
-
Flipar Sabe onde esses famosos nasceram? Surpreenda-se
-
Flipar Nao se engane: Esses animais ‘fofos’ são terríveis
-
Brasil "Baldlocs": conheça técnica que aplica dreads em calvos
-
Economia Haddad comemora resultado do PIB e projeta crescimento de 3% no ano