Planalto

Lula se reúne com Li Xi, dirigente do Partido Comunista da China

Na reunião, no Palácio do Planalto, Lula reforçou convite para que o presidente chinês, Xi Jinping conheça o Brasil em 2024 e discutiram parcerias em infraestrutura, geração de energia e investimentos industriais

Lula com Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China -  (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
Lula com Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China - (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
postado em 22/09/2023 14:41 / atualizado em 22/09/2023 16:58

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (22/9) com Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China. A agenda ocorreu no Palácio do Planalto. Na reunião, Lula reforçou convite para que o presidente chinês, Xi Jinping conheça o Brasil inclusive no marco dos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países, em 2024. A parceria estratégica Brasil-China completou 30 anos em 2023. Ambos também discutiram parcerias em infraestrutura, geração de energia e investimentos industriais.

Em nota, o Planalto informou que ambos falaram sobre a intenção de seguir intensificando a cooperação bilateral, em particular nas áreas de investimentos e desenvolvimento tecnológico.

"Lula destacou a intenção da Embraer de instalar unidade produtiva na China, que "deverá contar com todo o apoio do governo do país", segundo Li Xi. Expôs, a seguir, as oportunidades abertas a investidores chineses pelo lançamento do PAC, sobretudo em áreas como comunicações, infraestrutura e economia digital. Relembrou exemplos de investimentos recentes da China no Brasil, como a instalação da montadora BYD na Bahia e a construção da ponte Salvador-Itaparica", informou a nota.

Já na pauta multilateral, ambos concordaram sobre a convergência de posições dos dois países, citando temas como a sustentabilidade e a transição energética, o combate à desigualdade e à pobreza, e a reforma das instituições globais de governança política e financeira. Lula frisou as oportunidades abertas pela presidência brasileira do G20, além da ampliação do BRICS, e das próximas COPs, inlcuindo a COP30, a ser realizada em Belém.

No último dia 20, o Partido dos Trabalhadores (PT) assinou um acordo de cooperação e intercâmbio com o Partido Comunista Chinês. A presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffman, recebeu a comitiva com Li Xi.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação