Planalto

Lula diz que Brasil pode ser 'o que o Oriente Médio é para o petróleo'

Presidente ainda afirmou que debate sobre combustíveis renováveis estará na pauta da Assembleia-Geral da ONU, na próxima semana em Nova York

Lula:
Lula: "Esse país é grande, mas durante muitas décadas ele teve vocação de ser pequeno. Ele teve medo de crescer. Ele quer ter medo de ousar" - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
postado em 14/09/2023 16:37 / atualizado em 14/09/2023 16:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (14/9) que o Brasil pode ser uma referência mundial na produção de combustíveis renováveis e que o país pode ser "o que o Oriente Médio é para o petróleo". A declaração ocorreu durante cerimônia de assinatura do projeto de lei do Programa Combustível do Futuro, no Palácio do Planalto.

"O mundo não tem outro remédio, outra saída, a não ser enveredar para esse caminho da produção de combustível limpo. E nesse aspecto é que o Brasil tem que decidir. Não apenas numa lei. Vai decidir no seu comportamento e na nossa vontade. Se a gente quer realmente se transformar numa nação grande, numa nação rica, numa nação soberana. Essa produção de biocombustível, essa transição energética que o mundo está tocando é uma oportunidade sui generis para esse país", apontou.

"Esse país é grande, mas durante muitas décadas ele teve vocação de ser pequeno. Ele teve medo de crescer. Ele quer ter medo de ousar, ele teve medo de acreditar na sua própria força. A natureza de um lado e a irresponsabilidade do ser humano do outro de tanto desmatar o planeta e de tanto poluir o planeta está dando uma nova chance ao Brasil. A chance de que a gente pode transformar numa coisa tão ou mais importante do que o Oriente Médio é para o petróleo, a gente pode ser para os combustíveis renováveis", completou.

Chamada em Lira

Lula ainda afirmou que o debate sobre combustíveis renováveis estará na pauta da Assembleia-Geral da ONU, na próxima semana em Nova York, além da COP, em dezembro e que irá à Alemanha para conversar com empresários "para mostrar que o Brasil é e vai se tornar o grande produtor de alternativa de combustível".

"Segunda-feira eu estarei em Nova York com Lira, Pacheco, Haddad. E nós vamos fazer um grande debate e a questão do combustível renovável estará na pauta. Nós vamos ter a COP nos Emirados Árabes e, na volta, vamos passar na Alemanha para fazer um grande debate com os empresários alemães, para mostrar pra eles que o Brasil é e vai se tornar um grande produtor de alternativa de combustível nesse país", concluiu, cobrando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que estava no evento. "Lira, espero que o Congresso aprove logo isso para o país sair da pequenez e entrar numa atitude de grandeza", comentou. 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação