Já ao final do desfile do 7 de Setembro, na Esplanada, um homem passava entre as pessoas mostrando um cartaz e usando um boné do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao Correio, o manifestante afirmou que o pedido que faz vai além de partidos políticos.
"Eu apoio o governo anterior, mas isso não se trata de partido e nem do governo atual. Trata-se das vantagens e regalias que esses políticos do Judiciário e a maioria dos funcionários públicos do alto escalão têm", diz Ailton Vanhalen, 56 anos, goiano que mora há 44 anos em Brasília.
- 7 de Setembro: desfile é marcado por homenagens a Lula; confira vídeo
- "Militares não votam na Colômbia", conta casal que acompanhou desfile
- Após ‘trauma’ do 8 de janeiro, Grito dos Excluídos é cancelado
Para ele, a população precisa aprender mais sobre política para escolher seus candidatos. "Tem que fazer com que o povo se aprofunde mais na política, para que a gente saiba escolher melhor nossos governantes, saber quais são as propostas para o futuro, não pessoais", completa.
Perguntado se havia outros manifestantes na Esplanada, ele mostrou outros cartazes iguais e afirmou que as outras pessoas desistiram de andar com o cartaz "por medo". Ao longo de todo o desfile, os casos de protestos contrários ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram quase invisíveis. Predominaram gritos de apoio ao chefe do Executivo.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br