Um casal da Colômbia assistiu, pela primeira vez, o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministériosa. Os dois estão ligados à Força Aérea e são da cidade colombiana Letícia, que faz fronteira com Brasil e Peru.
"Somos muito próximos às forças militares porque eu também sou militar, e nós temos vocês como referência. (as Forças Armadas) são as mais poderosas da América do Sul” diz o piloto Fabio Ospina, 50 anos. Ele ainda avalia que “a questão militar é muito próxima ao povo” aqui no país.
- 7 de setembro: arquibancadas lotadas e tempo sem previsão de chuva
- 7 de Setembro: desfile é marcado por homenagens a Lula; confira vídeo
- 7 de setembro: "Organização bem-feita", elogia procurador do MPDFT
Quando perguntado se os militares têm relação com a política na Colômbia, Fabio afirma que são todos "muito respeitosos". A mulher dele, Lina Ospina, 42 anos, comenta a separação da categoria em relação à política no país deles. "Na Colômbia, os militares não são autorizados a participar de política e também não têm direito ao voto", relata.
Sobre o desfile, os dois contam que sempre quiseram assistir pois ouvem os brasileiros falarem que é "espetacular" e "muito bonito". Eles ainda afirmam estarem "muito felizes" de estar no Brasil.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br