Reforma ministerial

PSB de Geraldo Alckmin se reúne para discutir reforma ministerial

Sigla tem três pastas no governo e deve ceder a cadeira ocupada por Márcio França no Ministério de Portos e Aeroportos para acomodar Silvio Costa Filho, do Republicanos

Lula e Alckmin: partido do vice-presidente deve ceder uma das três cadeiras que ocupa na Esplanada dos Ministérios para acomodar indicado do Centrão -  (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
Lula e Alckmin: partido do vice-presidente deve ceder uma das três cadeiras que ocupa na Esplanada dos Ministérios para acomodar indicado do Centrão - (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
Ândrea Malcher
postado em 06/09/2023 12:10

O PSB, partido do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se reúne nesta quarta-feira (6/9), após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizar que Ana Moser deverá deixar a pasta de Esportes para acomodar a indicação do PP, o deputado André Fufuca (MA). O encontro entre dirigentes da legenda deverá avaliar o redesenho da Esplanada e o espaço que ocupa no governo.

Outra alteração que deve ser anunciada por Lula é no Ministério de Portos e Aeroportos, atualmente comandado por Márcio França (PSB). A ideia é que outro indicado do Centrão, o também deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), tome o lugar de França.

Um almoço entre Lula e Alckmin, na terça-feira (5/9) teria selado a reforma, que já vem sendo preparada desde julho. O governo criaria o Ministério de Micro e Pequenas Empresas para compensar Márcio França. No entanto, atribuições da pasta ocupada pelo vice-presidente acabariam sendo transferidas para este Ministério. Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública, completa o time do PSB no primeiro escalão do governo.

O presidente Lula cancelou a visita que faria à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e manteve na agenda as reuniões com ministros, no Palácio da Alvorada, uma sinalização de que as mudanças no governo podem ser anunciadas ainda nesta quarta-feira.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação