A ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, compareceu a cerimônia em homenagem ao Dia da Amazônia, nesta terça-feira (5/9), no Palácio do Planalto. Em entrevista exclusiva ao Correio, Marina reforçou a diminuição do desmatamento neste ano e o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as pautas ambientais.
"Desde que o presidente Lula assumiu ele tem colocado a agenda do desenvolvimento sustentável, do enfrentamento da mudança do clima e da questão do desmatamento no mais alto nível de prioridade. Todos os atos que estão sendo realizados pelo governo caminham nessa direção", avalia a ministra.
Marina relembrou que o desmatamento da Amazônia diminuiu 42% nos últimos sete meses e que, no último mês, houve queda de 66% comparado ao mesmo período do ano anterior.
- Marina Silva recebe comissão da campanha 'Pare o Tsunami de Plástico'
- Marina Silva: mudanças do clima afetam com mais intensidade os pobres
- "Floresta precisa ser viável economicamente", afirma Marina Silva
Ela ainda reforçou que o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) tem um eixo ligado ao combate das práticas ilegais, e outro do desenvolvimento sustentável. O último foi contemplado com os decretos anunciados por Lula hoje, de criação de unidades de conservação e demarcação de terras indígenas. "Agora, com esses atos, nós estamos trabalhando a agenda de regularização fundiária e a agenda dos investimentos nas atividades produtivas sustentáveis", finalizou.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br