O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às vítimas atingidas por fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul nos últimos dias. Até o momento, quatro mortes foram confirmadas no estado.
- Ciclone no RS: nível de rio sobe e prefeitura faz alerta: "Suba nos telhados"
- Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul causa quatro mortes
"É importante a gente começar esse programa prestando uma solidariedade ao povo gaúcho da Região de Passo Fundo e da Região de Caxias. Pouco tempo atrás fomos lá, com vários ministros, pois tinha uma seca em várias regiões e, agora, tem excesso de chuva", disse o presidente Lula, nesta terça-feira (5/9), no podcast semanal Conversa com o Presidente.
Lula também aproveitou a transmissão ao vivo para comunicar aos moradores do Rio Grande do Sul que medidas do governo serão tomadas para auxiliar a população. "Amanhã o ministro da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul, o Chefe da Defesa Civil também vai ao Rio Grande do Sul. Quero dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário", disse
"Nossa solidariedade ao povo gaúcho. Peço a Deus que diminua a chuva, porque as pessoas precisam ter paz e tranquilidade", completou.
Chuvas no RS
Até o início da tarde dessa segunda-feira (4/0), havia registro de danos em 21 municípios gaúchos e cerca de 215 pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Em Passo Fundo (RS), o rio de mesmo nome subiu e deixou diversas casas embaixo d'água. Pessoas e animais tiveram que ser resgatados.
A Prefeitura de Roca Sales (RS) aconselhou que a população subisse nos telhados e pediu o auxílio daqueles que tenham barcos. "Pedimos encarecidamente que ajude quem precisa nesse momento". Nessa segunda-feira, em 9h, o Rio Taquari, que corta a cidade, subiu cerca de 14 metros.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br