Obituário

Morre Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur, aos 63 anos

Professor e historiador, Sanovicz foi um dos fundadores da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, empresa que presidiu de 2012 a maio de 2023

Ao comemorar 30 anos dedicados ao setor, Sanovicz afirmou que via o turismo como uma forma de reduzir a pobreza -  (crédito: TV Brasília/Reprodução)
Ao comemorar 30 anos dedicados ao setor, Sanovicz afirmou que via o turismo como uma forma de reduzir a pobreza - (crédito: TV Brasília/Reprodução)
Fernanda Strickland
postado em 02/09/2023 16:26 / atualizado em 02/09/2023 16:26

Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e um dos fundadores da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), faleceu neste sábado (2/9) aos 63 anos. O executivo enfrentava um câncer no pâncreas. O velório e a cremação ocorreram na tarde de hoje no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos (SP).

Sanovicz foi um dos fundadores da Abear e presidiu a entidade de 2012 a maio de 2023. Mesmo após deixar o cargo de presidente, ele permaneceu como presidente executivo do conselho deliberativo. Com formação em história, doutorado em ciências da comunicação e professor do curso de turismo da USP, Sanovicz liderou a Embratur de 2003 a 2006, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse período, foi responsável pela criação da Marca Brasil, espécie de selo que busca fomentar o turismo no Brasil, que é utilizada pela agência até hoje.

Antes de trabalhar na Embratur, o executivo foi diretor de Turismo de Santos (SP), em 1993, onde implementou planos de recuperação do turismo local. Entre 1997 e 2000, atuou como diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, atualmente conhecido como Visite SP. De 2001 a 2003, foi presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, atual SP Turis.

Sanovicz também foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, a unidade brasileira da maior empresa mundial de promoção e organização de feiras e eventos na época. Durante esse período, foi eleito vice-presidente da ICCA (International Congress & Convention Association), uma entidade global do setor de eventos.

Este ano, ao comemorar 30 anos dedicados ao setor, Sanovicz afirmou que via o turismo como uma forma de reduzir a pobreza. Ele ressaltou a importância de compreender o propósito do trabalho para entregar resultados de qualidade. Segundo ele, para o país crescer, é necessário que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a alimentação, moradia, saúde e educação. Eduardo Sanovicz deixa esposa, três filhas e um filho.

Lula lamenta

O presidente Lula lamentou a morte de Eduardo Sanovicz. “Ele foi um professor universitário e militante político brasileiro que durante toda a sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do país de forma inclusiva e democrática”, disse nas redes sociais.

Segundo Lula, Sanovicz militou contra a ditadura e pelas diretas e atuou para desenvolver o Turismo no Brasil. “Trabalhou nas gestões petistas em Santos e São Paulo, foi presidente da Embratur no meu primeiro governo e presidiu a Associação Brasileira das Empresas Aérea”, afirma. “Ainda em agosto desse ano recebeu uma justa homenagem na Embratur, onde ele criou o Plano Aquarela, que deu origem a “Marca Brasil”, e onde deixou um legado tão importante na imagem do país no exterior e no desenvolvimento do setor”.

“Na campanha de 2022, no esforço de reconstrução democrática do Brasil, fez questão de colaborar com o plano de governo para o Turismo. Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Eduardo Sanovicz”, pontuou Lula.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação