A primeira-dama, Janja, completa neste domingo (27/8) 57 anos. Ela acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem a São Tomé e Príncipe, na África. Na chegada, a comitiva presidencial foi recepcionada por uma roda de capoeira que cantou "Parabéns pra você" para Janja, além de músicas tradicionais locais. Por meio das redes sociais, Lula homenageou a esposa. "Hoje, a chegada a São Tomé e Príncipe foi mais do que especial, com direito a parabéns para @JanjaLula. Feliz aniversário ao meu amor. Muitos anos de vida, saúde e felicidades, Janjinha", escreveu.
Janja também agradeceu a recepção e se disse "sem palavras" com o carinho recebido no país.
Lula participou hoje da XIV Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em discurso, o chefe do Executivo falou sobre educação, sustentabilidade, fome e futuro do trabalho.
- Janja visita balé de Joanesburgo e prestigia integrantes brasileiros
- Lula, Janja e ministros sambam com grupo de música africana em Angola
- 'África tem tudo para se tornar potência agrícola', diz Lula na CPLP
Na ocasião, o petista afirmou ainda que "a África tem tudo para se tornar uma potência agrícola, com capacidade para alimentar seu povo e o mundo", que o "Brasil continuará a ser parceiro nessa empreitada" e ressaltou que mais de 1.700 estudantes dos países lusófonos concluíram estudos de graduação no Brasil nos últimos 20 anos.
Trajetória de Janja
Rosângela Lula da Silva é socióloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em História e MBA em gestão social e sustentabilidade. Nasceu em 27 de agosto de 1966 em União da Vitória, no Paraná, mas se mudou para Curitiba logo após ter nascido, com apenas dez dias de vida.
Mais nova entre os dois irmãos, Janja é filha do comerciante aposentado José Clóvis da Silva, 82 anos, e da dona de casa Vani Terezinha da Silva, conhecida pelos mais íntimos como “Têre”, falecida em 2020. Lula é o segundo casamento da socióloga. Ela não tem filhos e torce para o Flamengo.
Na vida profissional Janja tem um currículo extenso que vai de professora universitária a funcionária de estatais. Ingressou no curso de ciências sociais em 1990 e em 1995, já formada, atuou como docente colaboradora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Ela trabalhou na administração da Itaipu Binacional a partir de 2005, posto que deixou para assumir a assessoria de comunicação e relações institucionais da Eletrobrás, no Rio de Janeiro. Janja é filiada ao PT desde 1983, quando tinha 17 anos.
Saiba Mais
-
Flipar Ator que pulou de hotel fala sobre retomada de carreira
-
Flipar Megalodonte: Filme retrata tubarão monstruoso que existiu de verdade
-
Mundo Napoleão de Riddley Scott: o líder francês era mesmo um monstro?
-
Cidades DF Carro capota na DF-128, na manhã deste domingo (27/8)
-
Flipar Mãos atadas: Em meio à greve, Bruna Marquezine não pode divulgar filme
-
Diversão e Arte Zé Felipe fala sobre relação com João Guilherme: "Sempre se zoando"