Diplomacia

Lula participa da posse de Santiago Peña, novo presidente do Paraguai

Ontem, Lula se reuniu com o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo e recebeu uma chave da capital paraguaia das mãos do prefeito da cidade, Óscar Rodríguez Quiñonez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (15/8) da posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña, eleito no pleito realizado em 30 de abril, e do vice, Pedro Alliana. O chefe do Executivo estava acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

Ontem, Lula se reuniu com o ex-presidentedo Paraguai Fernando Lugo e recebeu uma chave da capital paraguaia das mãos do prefeito da cidade, Óscar Rodríguez Quiñonez.

De acordo com a agenda oficial, Lula retorna a Brasília por volta das 14h e, em meio à crise de apagão que atingiu o país, terá encontros ao longo da tarde com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o ministro da Secretaria- Geral, Márcio Macêdo, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, país que abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e de Portugal. Estima-se que 245 mil brasileiros vivam atualmente em território paraguaio. A relação bilateral abrange temas de interesse estratégico para as duas nações, como a usina Itaipu Binacional, combate a ilícitos e comércio e investimentos recíprocos.

Segundo nota do Planalto, a participação de Lula na posse simboliza a retomada da política externa do governo brasileiro, com destaque para a valorização das parcerias com vizinhos continentais. 

Itaipu Binacional

No campo da integração energética, Brasil e Paraguai estão estreitamente ligados pela Itaipu Binacional, que responde por 8,72% da demanda de energia elétrica brasileira e é responsável por 86,4% da energia elétrica consumida no país vizinho.

Além de acordos na área da defesa, Brasil e Paraguai também mantêm ampla cooperação no combate a ilícitos, com trabalhos conjuntos entre as autoridades policiais dos dois países em temas de inteligência, capacitação institucional, prisão de criminosos, apreensão de ativos, entre outras ações conjuntas. O Paraguai, em cooperação com autoridades brasileiras, tem prendido, extraditado ou entregado fugitivos procurados pela Justiça brasileira.