Belém — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta quarta-feira (9/8), com o presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), que acontece em Dubai, Sultan Ahmed al-Jaber. O presidente da COP28 está no Pará, acompanhando as atividades da Cúpula da Amazônia.
Lula também participa do encontro entre Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e os representantes dos países convidados: República do Congo, República Democrática do Congo e Indonésia, países com grandes florestas tropicais em seus territórios, além de Alemanha e Noruega, principais contribuintes do Fundo Amazônia.
- Cúpula da Amazônia começa após 14 anos desde último encontro da OTCA
- Lula sobre Cúpula da Amazônia: "Divisor de águas para preservação"
- Lula é criticado por presidente colombiano na Cúpula da Amazônia
Os países irão assinar, ao fim da agenda de hoje, o documento Unidos por nossas florestas: comunicado dos países florestais em desenvolvimento em Belém.
PAC
Ao fim do dia, o presidente fará um pronunciamento à imprensa, seguindo, então, para o Rio de Janeiro, onde lançará o Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), uma das principais medidas voltadas para infraestrutura de seus governos anteriores.
O governo deve focar o novo PAC para concluir obras paralisadas e quer atrair investimentos na casa de R$ 1 trilhão nos próximos quatro anos, unindo o Orçamento da União, parcerias público-privadas (PPP), concessões e estatais.