O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite de segunda-feira (7/8), com a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, antecipando a Cúpula da Amazônia que começa logo mais em Belém (PA).
- Amazônia: R$ 4,5 bilhões para micro, pequenas e médias empresas
- Três indígenas são baleados no Pará às vésperas da Cúpula da Amazônia
- Dino anuncia R$ 2 bi para segurança em território amazônico
“Me reuni com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, para falar das expectativas para a Cúpula da Amazônia que começa amanhã em Belém. Também falamos da cooperação dos países da região para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, escreveu Lula no Twitter.
Foi tratado no encontro o fortalecimento da OTCA e a cooperação entre os países membros — Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — para a defesa e desenvolvimento da região amazônica.
“Estes temas passam a ser cada vez mais parte da nossa agenda”, declarou María Alexandra Moreira López. Ela destacou, ainda, a necessidade de cooperação internacional para o financiamento de projetos e soluções para questões como água e saneamento, tratamento de resíduos sólidos, conectividade e saúde.
O presidente teve ainda um primeiro encontro com a presidenta do Peru, Dina Boluarte, para tratar da cooperação com o vizinho sul-americano.
“Encontrei-me hoje pela primeira vez com a Presidenta do Peru, Dina Boularte, que veio ao encontro dos países amazônicos. Conversamos sobre a cooperação entre nossos países. Assuntos que iremos aprofundar com os outros 6 países da conferência que compartilham a floresta”, afirmou Lula.