Após tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin cumprimentou as pessoas que participaram da cerimônia no edifício-sede da Corte. Na fila, estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, além de todos os integrantes do STF, entre outras autoridades.
Na saída do evento, o presidente Lula disse que "está feliz" com a posse de Cristiano Zanin como novo ministro da Corte. O petista, porém, não fez mais comentários sobre o magistrado. A solenidade também contou com a presença do procurador-geral da República, Augusto Aras; dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente; além de ministros, advogados, familiares e amigos.
- Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do STF
- "Estou feliz", diz Lula após cumprimentar Zanin no STF
A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, deu boas-vindas ao novo integrante e destacou a experiência dele para ocupar a cadeira na Suprema Corte. Com a posse, o magistrado deve já deve participar nesta sexta-feira (4) dos primeiros julgamentos do semestre no plenário virtual do STF.
A classe jurídica em peso também esteve presente. "A posse de um novo ministro é um momento histórico. Desejo a Cristiano Zanin os melhores votos para que exerça o cargo. Ainda estamos em um momento de pressão institucional e a missão dele será dura", disse o advogado Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo, sócio do De Jongh Martins advogados — um dos presentes na solenidade.
À noite, o novo ministro do STF deve ir ao jantar de comemoração da posse, na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Lago Sul, Brasília. O evento vai contar com a presença de juízes, políticos, ministros, amigos e familiares. A imprensa não terá acesso à solenidade, mas poderá acompanhar de um espaço montado pelos organizadores na área externa no local.
Quem é Cristiano Zanin
Cristiano Zanin Martins tem 47 anos e ganhou notoriedade durante a atuação na defesa de Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Natural de Piracicaba (SP), ele é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. O advogado também mantém um escritório com a mulher, Valeska Teixeira Zanin Martins, com sedes em São Paulo e Brasília.