O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (31/8) que um Brasil sem fome é o 'propósito de vida' dele. A declaração ocorreu por meio das redes sociais, após o lançamento do Plano Brasil Sem Fome, em Teresina.
"O lançamento do programa Brasil Sem Fome é especial para mim. É especial porque estamos tratando daquilo que é o meu propósito de vida, a minha profissão de fé: a luta por um Brasil sem fome. Hoje demos mais um passo importante para que toda pessoa que mora neste país consiga tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias", escreveu.
O lançamento do programa Brasil Sem Fome é especial para mim. É especial porque estamos tratando daquilo que é o meu propósito de vida, a minha profissão de fé: a luta por um Brasil sem fome. Hoje demos mais um passo importante para que toda pessoa que mora neste país consiga… pic.twitter.com/qkdYBdS1YX
— Lula (@LulaOficial) August 31, 2023
- Lula lança Brasil Sem Fome em Teresina; entenda o plano
- Lula diz que Bolsonaro priorizou armas e deixou brasileiros com fome
- No Piauí, Lula diz que Estado brasileiro será indutor do crescimento
No Nordeste, reduto eleitoral, Lula assinou o decreto que lança o plano Brasil Sem Fome. A iniciativa será dividida em três eixos, que integrarão um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas com o objetivo de combater a fome.
Lula relatou ter passado fome na infância e citou que o país é o terceiro produtor de grãos e primeiro produtor de proteína animal do mundo. "Então qual é a explicação que um país que produz tudo como nós tem 33 milhões de pessoas passando fome? Não é falta de comida, falta de plantar. O problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso a comida. É por isso que só vai acabar com a fome de verdade quando a gente tiver garantindo que todo povo trabalhador tenha emprego, tenha salário para criar sua família".
O chefe do Executivo ainda aproveitou a ocasião para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Esse governo que deixou o país gostava era de arma, gostava de facilitar compra de pistola, fuzil, bala. Pois eu quero que o povo compre comida, compre livro. Que o povo tenha uma vida melhor. Isso é o Brasil Sem Fome", concluiu.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br