CONGRESSO

Deputado federal propõe criação do "Dia Nacional do Patriota"

Após polêmica em Porto Alegre, deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) propõe a criação do "Dia Nacional do Patriota" em 21 de março

O parlamentar (à esquerda) quer que a celebração seja instituída em 21 de março -  (crédito: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)
O parlamentar (à esquerda) quer que a celebração seja instituída em 21 de março - (crédito: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)
Helena Dornelas
postado em 29/08/2023 19:00 / atualizado em 29/08/2023 19:01

O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) protocolou o pedido de criação do “Dia Nacional do Patriota”, após a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre revogar a criação da data no âmbito municipal.

O parlamentar quer que a celebração seja instituída em 21 de março. Já o projeto da Câmara de Porto Alegre previa instituir a data em 8 de janeiro, mesma dia em que golpistas invadiram, depredaram e saquearam as sedes dos Três Poderes na capital federal.

"Os símbolos nacionais faz parte da nacionalidade, da unidade do País, faz parte da cultura saudável de um povo", escreveu o deputado no requerimento. Os símbolos nacionais aos quais o deputado se refere são o Hino nacional, a bandeira e os heróis.

"O patriotismo é o amor genuíno que um indivíduo nutre pela história de seu território ou de sua nação, uma identificação sincera com sua identidade cultural historicamente construída", conclui o autor da proposta.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação