O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, declarou neste sábado (26/8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se decidiu sobre a reforma nos ministérios e vai "acelerar essas negociações" ao voltar da viagem que faz à África, na semana que vem. Lula deve tocar as negociações pessoalmente, de acordo com Padilha. "O presidente Lula faz questão de conversar olho no olho com as lideranças", destacou.
- Reforma ministerial "está muito perto" de acontecer, afirma Rui Costa
- Votação do arcabouço está atrelada à reforma ministerial
- Lula adia reforma ministerial; mudanças devem ficar para depois de viagem à Africa
"Certamente o presidente Lula vai conduzir, no retorno, uma decisão que ele já tomou de acolher o pedido de duas bancadas federais e indicar parlamentares para compor o ministério. Uma ação para reforçar o nosso time para o segundo semestre", disse o ministro a jornalistas, ao participar de um evento em Heliópolis, comunidade na Zona Sul de São Paulo.
Lula negocia com legendas do Centrão espaços em sua Esplanada, visando maior apoio no Congresso Nacional. Os mais cotados para assumir cargos são os deputados André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE). Ainda não há definição sobre quais ministérios serão trocados.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br