Uma operação apreendeu mais de 152 toneladas de agrotóxicos ilegais no interior de São Paulo. A Operação Ceres foi realizada em conjunto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e foi divulgada nesta terça-feira (22/8).
A ação ocorreu em 15 municípios do interior paulista. Durante a ação, foram fiscalizadas 29 empresas, sendo que quatro acabaram interditadas por terem sido constatadas situações precárias de fabricação dos insumos agrícolas, com riscos de contaminação das linhas de produção e a eficácia do produto.
- STF forma maioria contra decreto que mudou leis sobre agrotóxicos
- Greenpeace Brasil entrega a Pacheco ofício contra votação do "Pacote do Veneno"
- Pesquisadores brasileiros desenvolvem sensor que detecta agrotóxicos em alimentos
De 30 de julho a 21 de agosto, foram fiscalizados ao todo 150 produtos, com 152 toneladas de agrotóxicos biológicos e químicos apreendidas por estarem em situação irregular. O Ibama e o Mapa juntos lavraram 42 autos de infrações, os quais correspondem a mais de R$ 10 milhões em multas.
A atuação tinha como principal objetivo a fiscalização dos bioinsumos, após o Mapa constatar, no início do ano, a presença de microrganismos de controle biológico. Os produtos foram submetidos à verificação e sequenciamento genético pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) para confirmar se havia compostos orgânicos. As análises também encontraram bactérias causadoras de doenças no insumos, entre elas a Candida sp, Trabulsiella farmeri e Citrobacter amalonaticus.
A operação flagrou também a prática de fracionamento de agrotóxicos químicos e a comercialização em estabelecimentos clandestinos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.