Diplomacia

Ao telefone, Lula e Biden falam sobre crise climática e "trabalho decente"

Em setembro, o presidente Lula deve ir aos EUA para participar da abertura da Assembleia Geral da ONU

Nos EUA, Lula e Biden se reúnem na Casa Branca -  (crédito: Ricardo Stuckert)
Nos EUA, Lula e Biden se reúnem na Casa Branca - (crédito: Ricardo Stuckert)
Ingrid Soares
postado em 16/08/2023 15:30 / atualizado em 16/08/2023 15:55

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quarta-feira (16/8) por telefone com o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. Por cerca de 30 minutos, os chefes de Estado falaram sobre crise climática e iniciativas por "trabalho decente", conforme descreveu Lula por meio das redes sociais.

"Conversei, neste começo de tarde, com o presidente dos Estados Unidos, @POTUS. Falamos sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve", escreveu.

Em nota, o Planalto relatou que Lula ainda manifestou solidariedade às vítimas dos incêndios no Havaí e suas famílias, o pior da história dos EUA, segundo o presidente Biden.

"Lula ressaltou a importância de avançar seriamente no debate sobre as mudanças climáticas e detalhou as discussões e o alcance da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém, na última semana, antecedida pelos Diálogos Amazônicos, com a participação de quase 30 mil pessoas", apontou o documento.

Biden por sua vez disse concordar “em 100%” com as preocupações manifestadas por Lula, reconheceu as responsabilidades dos países desenvolvidos e a necessidade de apoiar os países em desenvolvimento a lidar com os efeitos da crise climática. Recordou a contribuição de 500 milhões de dólares dos Estados Unidos ao Fundo Amazônia e destacou a importância da construção de uma parceria forte, em vista do protagonismo brasileiro nesses temas.

Lula também manifestou intenção de transformar o Brasil em um exemplo para o mundo nos temas da preservação ambiental e da transição energética, citou o lançamento recente do novo PAC e o foco que o programa mantém em investimentos nessas áreas. Mencionou ainda políticas de financiamento e investimentos para recuperação e reflorestamento de terras degradadas.

Melhores condições de trabalho

Lula e Biden também trataram da iniciativa conjunta para o avanço do trabalho decente na economia do século XXI, a ser proposto por EUA e Brasil, com a participação de representantes dos movimentos sindicais e da OIT, por ocasião da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas. “É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores”, salientou Lula. “Suas políticas e discursos sobre o mundo do trabalho soam como música para os meus ouvidos e certamente juntos poderemos inspirar outros governantes a olhar para as questões dos trabalhadores.”

Conversaram também sobre os próximos encontros entre ambos em setembro, na cúpula do G20 e nas Nações Unidas. Lula reiterou convite ao presidente Biden a visitar o Brasil no ano que vem, o que poderia ocorrer em um estado da região amazônica.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação