Política

'Covardia do governo Lula', diz Ciro Gomes após apagão

Segundo a Abradee, 25 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia depois de uma falha na interligação que faz a transmissão entre as regiões do país

Em junho de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concluiu o processo de privatização da Eletrobras -  (crédito: Evaristo Sá/AFP)
Em junho de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concluiu o processo de privatização da Eletrobras - (crédito: Evaristo Sá/AFP)
EM Política
postado em 16/08/2023 01:37 / atualizado em 16/08/2023 01:37

Quarto colocado nas eleições presidenciais de 2022, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aproveitou o apagão desta terça-feira (15/8) para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"A entrega do controle da Eletrobras ao capital privado foi e, infelizmente, pela covardia do governo Lula, continua sendo, uma das maiores irresponsabilidades que já se praticou no Brasil! Como entregar o regime de águas - e total sensibilidade estratégica da interligação de todo o sistema - nas mãos do lucro de curtíssimo prazo? Inclusive sabotagem deve ser investigada", escreveu Ciro em sua página no Twitter.

Em junho de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concluiu o processo de privatização da Eletrobras por cerca de R$ 33 bilhões. 

O apagão atingiu 25 estados e o Distrito Federal, de acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e ocorreu às 8h31, quando houve uma falha na interligação que faz a transmissão de energia entre as regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste.

Luz é restabelecida no Sudeste e Sul

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a luz foi restabelecida totalmente nas regiões Sudeste e Sul do país às 11h40 desta terça-feira (15). Outras regiões do país seguem com problemas no fornecimento de energia. Na região Norte, 30% da carga foi restabelecida. Já no Nordeste, houve o retorno de 80% da transmissão.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.