O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu representantes da Oceana Brasil na tarde desta terça-feira (15/8), para discutir a campanha Pare o Tsunami de Plástico. A campanha, lançada pela organização não governamental e apoiada por 60 outras instituições, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil e do Congresso para a votação, com urgência, do Projeto de Lei nº 2524, de 2022, de autoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN). A proposta prevê um marco regulatório para a Economia Circular e Sustentável do Plástico no Brasil e põe fim à produção de itens de plásticos de uso único.
Segundo membros da equipe da Oceana, o encontro com Pacheco foi produtivo e acendeu esperanças. O objetivo é que o presidente do Senado se comprometa a levar o PL 2524/2022 ao Colégio de Líderes, para a votação em Plenário ocorra o quanto antes. A surfista recordista de ondas gigantes Maya Gabeira, embaixadora da Unesco para o Oceano e membro do Conselho Diretor da Oceana esteve presente ao encontro, assim como a atriz e ativista Laila Zaid.
- Marina Silva recebe comissão da campanha 'Pare o Tsunami de Plástico'
- Riscos da poluição plástica são piores para os animais em alto-mar
O diretor-geral da Oceana, Ademilson Zamboni, se mostrou otimista e afirmou que o presidente se colocou à disposição no que for possível para avançar com o projeto no Senado. “A ideia de levar para ele a nossa preocupação em tramitar rapidamente o PL 2524/2022 foi muito bem aceita. Ele rapidamente se colocou à disposição, em tudo o que for possível, dentro do contexto de sua posição como presidente do Senado, para avançar com esse projeto. Estamos muito otimistas, e eu, em nome da Oceana, agradeço muito a receptividade do senador Pacheco”, afirmou.
Após o encontro, Pacheco realizou uma postagem em seu perfil no Instagram, reafirmando o compromisso do Senado de avaliar minuciosamente propostas que tragam maior sustentabilidade. “Reafirmei (durante o encontro) que o Senado vem tratando as pautas ligadas ao meio ambiente com a responsabilidade que elas merecem. Temos que ter um olhar minucioso sobre as propostas que tornam as atividades econômicas mais sustentáveis e, assim, combatermos a poluição dos nossos oceanos e dos biomas de maneira geral”, diz o presidente na postagem.
Mais cedo, nesta terça-feira, a comissão foi recebida no Ministério do Meio Ambiente (MMA) pela ministra Marina Silva, que declarou apoio total ao projeto.
*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.