CÂMARA

Lira adia votação de marco fiscal para terça-feira (22/8)

Reunião com técnicos do ministério da Fazenda que ocorreria segunda-feira (14) para destravar pontos polêmicos, foi adiada para segunda

Lira se disse
Lira se disse "surpreso" com as declarações de Haddad sobre a relação com a Câmara. - (crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Victor Correia
Edla Lula
postado em 15/08/2023 19:18

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que a votação do novo arcabouço fiscal no plenário ficou para a próxima terça-feira (22/8). Segundo o parlamentar, a reunião do colégio de líderes com técnicos do ministério da Fazenda — que ocorreria na segunda-feira (14/8), mas foi cancelada —  ficou para o dia 21 de agosto, e caso haja consenso, votação se dará no dia seguinte.

"Infelizmente não houve clima. Alguns líderes não queriam que a reunião acontecesse ontem", disse Lira, referindo-se a declarações feitas pelo ministro da Fazenda em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, que foi ao ar na segunda-feira pela manhã, na qual acusou a Câmara de "humilhar" o Senado e o Executivo.

"Ficou marcada uma reunião com o relator (Claudio Cajado (PP-BA)), técnicos da Fazenda, técnicos da Câmara e líderes partidários para que se discuta a única matéria mais polêmica ainda, que é a modificação do prazo de cálculo do IPCA. Isso sendo acordado, na terça-feira, essa matéria vai a plenário", disse. 

Lira se disse "surpreso" com as declarações de Haddad, o que atribuiu a “relaxamento excessivo” do ministro na entrevista. O parlamentar frisou que antes mesmo de o governo tomar posse, durante a transição, a Casa tem dado "todo conforto" para o bom andamento da pauta econômica. "Sem a PEC da Transição o governo não teria a tranquilidade orçamentária que tem”, recordou, citando ainda a primeira votação do arcabouço fiscal, a "inédita reforma tributária" e o Projeto de Lei que recobrou o voto de qualidade para o governo no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação